Junta de Freguesia de Minde

Lazer de Natureza


CONTACTO COM A NATUREZA

Na freguesia de Minde encontra uma diversidade de espaços multidisciplinares disponíveis para a prática dos mais diversos desportos  e atividades de contacto com a natureza. Do BTT ao pedestrianismo, passando pela escalada ou geocaching, orientação ou espeleologia, estas são algumas das atividades cuja prática é possível, permitida e recomendada.


OBSERVAÇÃO DA FAUNA E DA FLORA

O conhecimento e a observação da fauna e da flora existente nesta área protegida são atividades de intenso contacto com a natureza. A existência de um grande número e diversidade de espécies, tanto animais como vegetais, confere a esta área, plenamente inserida no PNSAC, uma enorme importância a nível biológico.

No PNSAC estão contabilizadas no total 204 espécies, dentro destas encontram-se 136 aves, 38 mamíferos, 17 répteis e 13 anfíbios. Esta área é considerada por muitos um dos melhores locais de observação de espécies de insetos, de onde têm vindo a ser descritas novas espécies de escaravelhos e aranhas. As aves são o grupo mais representativo no PNSAC, sendo expressivo o número de aves que aqui se reproduzem. A nível nacional destaca-se a existência no parque do bufo-real e da gralha-de-bico-vermelho, que no nosso país se encontram em risco de extinção.

O PNSAC caracteriza-se também pelo seu meio subterrâneo, ou seja pelas suas grutas e algares, entre outras estruturas, onde criam o seu habitat diversas espécies sendo o morcego cavernícola aquele que mais desperta o interesse dos visitantes.

Aqui podemos então encontrar animais como o morcego, a raposa, o javali, a esquiva águia de Bonelli, a rara borboleta Branca-Portuguesa, o sapo-de-unha-negra, a salamandra-de-fogo, entre muitos outros.

Dentro das espécies vegetais podemos encontrar mais de 600 espécies, de onde destacamos o o carvalho-cerquinho, a azinheira, a pútega e várias plantas aromáticas como o rosmaninho, o alecrim e pimenteira, o jasmineiro do monte, a salva-brava, a perpétua-das-areias, o medronheiro, o carrasco, os narcisos e as orquídeas. Razões não faltam para que todos os amantes da natureza nos visitem.




CANOAGEM

Consiste na navegação em águas lisas e calmas utilizando respetivamente dois tipos de embarcações distintas: canoas e kayaks. Esta é uma prática que se reveste de particular interesse nesta zona, uma vez que os locais inundados são os mesmo que em outras alturas do ano podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou a cavalo.


VOO LIVRE

Um dos locais de descolagem autorizados para a prática do voo livre, asa delta ou parapente, encontra-se num local de vistas privilegiadas para o Polje, o Miradouro da Costa de Minde. Este serve como local de eleição para base de lançamento daqueles que procuram as emoções fortes e o prazer de voar.

A capacidade de carga do local de descolagem autorizado é de 10 asas.


ESPELEOLOGIA

Espeleólogos de diferentes partes do mundo deslocam-se todos os anos à Serra D´Aire para avançarem as suas pesquisas sobre os vestígios de ocupações humanas do Paleolítico Médio, Superior, Epipaleolítico, Mesolítico, Neolítico Antigo e Idade do Bronze.

Esta é a mais importante zona calcária nacional, é também aqui que encontramos o maior reservatório de água doce do país (aproximadamente 65 mil hectares), alimentado sobretudo pelas águas da chuva e que formam nascentes como a do Alviela.

O parque é considerado como a “capital da espeleologia” devido às várias cavidades naturais existentes. Ao nosso redor não faltam razões de interesse para os amantes e estudiosos desta ciência. Destacamos em particular o “Algar da Lomba” e a “Lapa do Picareiro“.




PEDESTRIANISMO

A actividade de percorrer distâncias a pé, na natureza, em que intervêm aspectos turísticos, culturais e ambientais, desenvolvendo-se normalmente por caminhos bem definidos, sinalizados com marcas e códigos internacionalmente aceites. É exatamente isto que poderá encontrar em trilhos devidamente marcados por toda a freguesia, trilhos esses inseridos numa rede maior de pequenas e grandes rotas por todo o concelho de Alcanena.


GEOCACHING

Explorar, encontrar e registar geocaches.

O geocaching usa a localização GPS para encontrar objetos escondidos por outros geocachers, e que podem estar em qualquer local do mundo. A descrição de cada cache e as suas coordenadas geográficas estão publicadas numa página da internet, acessíveis a toda a gente.

Uma aventura, cuja recompensa de encontrar as caches não é muitas vezes a busca em si, mas o facto de, desta forma ter estado num local que não se conhecia.

Uma excelente oportunidade de conhecer uma zona de características únicas.


ORIENTAÇÃO

Considera-se orientação a actividade que tem por objectivo percorrer um determinado percurso com pontos de passagem obrigatória assinalados num mapa ou numa carta topográfica, podendo ser pedestre ou utilizando bicicletas de todo o terreno (BTT). Atreva-se a conhecer todos os percursos e atividades que temos para lhe oferecer na freguesia de Minde.




BTT

A envolvência natural proporcionada pela Serra de Aire faz da prática deste desporto uma das mais emocionantes aventuras de que os amantes desta modalidade podem usufruir na freguesia.

Esta serra exige aptidão, coragem, resistência e experiência no controle da bicicleta, para subir e descer em single-tracks, num terreno manifestamente difícil, proporcionando experiências que certamente lhe vão acelerar o ritmo cardíaco.

  • Partilhar 

© 2022 Junta de Freguesia de Minde. Todos os direitos reservados | Termos e Condições